MIXTECPRO – Consultoria em Processo e Equipamentos para Agitação e Mistura

 

Fatores que influenciam diretamente na eficiência de agitadores.

Com frequência, encontramos nas indústrias aplicações de agitadores e misturadores operando com baixa eficiência durante anos e gerando incalculáveis prejuízos financeiros, sem que seus operadores percebam a dimensão desse problema. Por ser uma questão de alta complexidade, a aplicação de agitadores exige, muitas vezes, um trabalho profundo de análise realizada por um especialista. Diante destas dificuldades e obstáculos, ou, movidos pelo receio ante à formulação e exigência de segredo industrial, acabam optando pela alternativa mais fácil, ora adquirindo, sem muito critério, ora fabricando seus próprios sistemas de agitação e mistura, sem se darem conta das perdas acumuladas relacionadas à eficiência da aplicação.

Estas perdas estão relacionadas aos modelos de motores elétricos, à eficiência de redutores de velocidade, ao uso de impelidores de perfil inadequado ou operados em rotações erradas, às perdas referentes ao elevado tempo de processo ou, ainda, ao tempo perdido com paradas por quebra ou manutenção, entre outros problemas.

Enquanto muitos se preocupam em utilizar motores de alta eficiência que possibilitam economizar em torno de 1 a 3% de energia, um sistema de agitação mal dimensionado pode gerar perdas muito acima dos 80% ou, ainda, perdas indiretas incalculáveis, o que pode, em muitos casos, elevar em muito a energia consumida, reduzir a produtividade ou gerar prejuízos relacionados a falhas mecânicas que, sem dúvida, vão muito além do custo de um sistema de agitação adequadamente calculado.

Este artigo tem como objetivo quantificar as perdas pontuais de um sistema de agitação e demonstrar, através de exemplos práticos muito facilmente encontrados na indústria em geral, quais seriam estas proporções. Primeiramente, vamos entender o nome e a posição de cada componente e então falaremos sobre as perdas individualmente envolvidas. Veja na figura 1 abaixo:

Portuguese PT English EN Spanish ES
Clique aqui !
1
Diga seu nome para o seu atendimento MIXTECPRO.
Powered by