ALGUNS TRABALHOS REALIZADOS PELA MIXTECPRO



          Nesta sessão do nosso site falamos sobre alguns dos trabalhos realizados pela Mixtecpro e seus resultados, toda confidencialidade dos trabalhos e dos nossos clientes foram mantidas.



REDUÇÃO NO CONSUMO DE ENERGIA - FABRICA DE FERTILIZANTES


Aplicação: Agitador para fabricação de fertilizantes concentrados, reator de dissolução de material particulado. Sistema de agitação utilizado para fabricação de fertilizantes com alta carga de material sólido.
Problema: Equipamento dimensionado sem critérios técnicos confiáveis, com potência superdimensionada de 75CV ou 55kW, impelidores de baixa eficiência de bombeamento que exigiam operação em alta rotação e consequente desgaste prematura c/ quebras e paradas indesejadas. Alto consumo de potência e consequente gastos com energia elétrica.
Solução: Após testes em scale-up, foi possível analisar o melhor perfil de impelidor, mantendo o bombeamento elevado e baixo tempo de processo, reduzindo a potência consumida, gerando economia de 60% no conumo de energia elétrica. Menor rotação de operação com maior durabilidade dos componentes.
Payback: Menor que 12 meses.



ANÁLISE DE AGITAÇÃO E COMPORTAMENTO DO FLUÍDO - BIOREATOR BIOGÁS


Aplicação: Análisar as condições de velocidade, linhas de fluxo, zonas de estagnação, quantidade de impelidores requeridos, Potência consumida, tempo de residência, posição dos agitadores.
Problema: Dificuldade em encontrar melhor posição e angulo dos equipamentos, verificar se a quantidade de equipamentos instalados eram suficientes, definir design dos componentes internos, comprovar o dimensionamento do equipamento com maior precisão e confiabilidade.
Solução: Através da simulação computacional fluidodinâmica - CFD, foi possível analisar o melhor opções de design, bem como as condições previamente citadas e confirmar o dimensionamento dos sistemas de agitação selecionados.
Payback: Imediato. Menor probabilidade de erros durante a execução do projeto.



MELHORIA DA AGITAÇÃO E PROCESSO - CRISTALIZADOR / EVAPORADOR


Aplicação: Sistema de agitação utilizado em reator de concentrador com processo de cristalização, troca térmica e suspensão de sólidos.
Problema: Equipamento dimensionado sem critérios técnicos, apresentava elevada taxa de sedimentação de sólidos, baixa eficiencia de troca térmica, problemas de deposição de material nas serpentinas, superdimensionamento do motor elétrico, baixa eficiência e elevado tempo de processo.
Solução: Após análise em conjunto com o laboratorio, definiu-se os novos perfis de impelidores, definiu-se a velocidade de suspensão completa dos sólidos, procedimentos de operação e sugestão de melhorias da segurança.
Payback: Menor que 12 meses.



RETROFITTING MISTURADOR RIBBON BLENDER - INDUSTRIA QUÍMICA


Aplicação: Misturador tipo Ribbon Blender utilizado para mistura de materiais sólidos, volume de 2000L úteis. Adquirido já usado pela empresa.
Problema: Equipamento apresentava baixa performance e não atingia a carga máxima de operação. Sobrecarga no motor elétrico c/ desarme a 50% da capacidade útil. parada na operação e incapacidade de partida o que resultava em horas de descarregamento manual.
Solução: Após análise do acionamento e testes de operação, detectou-se problemas no enrolamento do motor elétrico. O mesmo não fornecia a potência correspondente a plaqueta, bem como apresentava defeito no enrolamento da bobina.
Payback: Imediato. Equipamento voltou a operar em plena capacidade.



PROJETO DE SISTEMA DE AGITAÇÃO PARA REATOR FARMACÊUTICO


Aplicação: Sistema de agitação utilizado em reator de farmacêutico multipropósito, acabamento superficial polido, limitações de altura de montagem.
Problema: Equipamento elaborado e adquirido com serios problemas estruturais, erros de dimensionamento grave, problemas de qualidade e não funcionou nos primeiros testes.
Solução: Projeto e redimensionamento completo do sistema, atendendo as limitações de espaço, exigencias de nível de agitação, limitações de rotação.
Payback: Imediato. Equipamento adquirido anteriormente não funcionou, acumulando prejuízos, perda de produção.



ANÁLISE CFD E PROJETO DE SISTEMA DE AGITAÇÃO - TANQUE EXTRATOR


Aplicação: Desenvolvimento de equipamento para aplicação específica e inovadora, envolvendo grande quantidade de sólidos grosseiros, alto torque e viscosidade. Específico para extração de compostos.
Problema: Diversas variáveis envolvidas no projeto dificultavam o desenvolvimento de um sistema robusto e confiável. Cliente teve experiências de falha em processos equivalentes e buscava maior acertividade no novo projeto de reator.
Solução: Através do uso de ferramentas CFD e FEA, foi possível o desenvolvimento de um novo designe de equipamento, atendendo as exigências de processo, potência e torque requeridos.
Payback: Imediato.



RETROFITTING DE SISTEMA DE AGITAÇÃO - TANQUE PRODUTOS QUÍMICOS


Aplicação: Sistema de agitação para tanque de processos químicos. Operações de dissolução, troca térmica e suspensão se sólidos.
Problema: Equipamento dimensionado sem critérios técnicos, apresentava elevado tempo de processo, demandando aproximadamente 30 horas de processo, refletindo em baixa produtividade e elevado custo de produção. Perfil do sistema, rotação dos impelidores estavam inadequadas.
Solução: Reconfiguração completa do sistema, ajuste de rotação, torque, perfil e quantidade de impelidores. Redução do tempo de processo em 65%.
Payback: Menor que 18 meses.



RETROFITTING TANQUE PROCESSO - FERTILIZANTES LÍQUIDOS


Aplicação: Sistema de agitação para preparo de fertilizantes líquidos, com matéria prima de base sólida e particulados de grande diâmetro.
Problema: Equipamento apresentava baixa performance e não atingia a garantia de concentração minima exigida. Após 17 horas de operação ainda apresentava problemas de dissolução, material sedimentado no cone do reator, entupimento de bombas de transferência, entre outros problemas e prejuízos.
Solução: Após análise do conjunto reator e sistema de agitação, modificou-se a geometria do tanque, corrigiu-se as dimensões do quebra ondas, corrigiu-se perfil de pás e rotação de trabalho, reduzindo o tempo de processo para algo em torno de 2 horas.
Payback: Imediato. Redução do tempo de processo em 85%.



Visite nossos Blogs

Blog Image
Fluidodinâmica Computacional - CFD

Agitação e fertilizantes líquidos.

Neste estudo de fluidodinâmica computacional, mostramos os padrões de fluxo gerados em tanques c/ fundo cônico 60° de inclinação, relacionando com os problemas relativos a baixa performance na dissolução de particulas sólidas.

Blog Image
Nível de Agitação

Comparação de métodos e classificação de intensidade

Neste artigo falamos dos meios mais utilizados para se avaliar a intensidade de movimentação do fluido dentro de um reator ou tanque, comparações entre Potência/Volume, Torque/Volume e intensidade de agitação.

Blog Image
Eficiência de Agitação

Correto uso de Chicanas, Baffles ou Quebra ondas

Neste post falamos sobre a importancia do uso do quebra ondas e seu papel no processo de homogeneização de fluidos, suspensão de sólidos e redução da incoporação de ar.

Blog Image
Mecânica & Eficiência

Eficiência em equipamentos de agitação e mistura

Todo equipamento ou sistema possui perdas, neste artigo falamos um pouco sobre os valores de eficiência de cada componente presente nos sistemas de agitação e mistura.