O presente artigo tem como objetivo analisar a condição de fluxo gerado pela configuração do agitador e formato de tanque escolhidos. A simulação computacional fluidodinâmica proporciona, nos casos envolvendo fluidos, uma forma inicial de avaliação, sendo mais segura e de menor custo. Os modelos podem ser simulados previamente de maneira prática e relativamente rápida. Para o estudo em questão, serão utilizados uma malha com elementos hexahédricos e malha com aproximadamente 1.000.000 elementos. Para a modelagem das condições de turbulência utilizou-se dos modelos RANS ("REYNOLDS AVERAGE NAVIER-STOKES") Realizable K-epsilon. A simulação foi executada em regime estacionário. Resumidamente, a análise fluidodinâmica computacional utiliza a equação geral de conservação de movimento para avaliar o escoamento.





Descrição do problema

           O reator analisado possui volume de trabalho de 10m³, rotação de operação aproximada de 50 rpm e potência do motor elétrico de 2CV, 2 impelidores de alto bombeamento, com diâmetro de 1050mm. Em operação, o modelo apresenta baixa eficiência na dissolução de sólidos, com granulometria de até 5mm, densidade de 1250 kg/m³. O elevado tempo de operação para dissolução do material sólido, pode ser melhor compreendido nesta breve análise do problema. Apesar do alto nível de agitação, sem o tipo de fluxo correto para o processo desejado, pode-se não atingir o objetivo. Esta analise buscar verificar apenas os detalhes referentes a agitação, no entanto, outros problemas relacionados a troca térmica, podem estar relacionados diretamente a baixa eficiência. Em análise prévia de engenharia reversa, utilizando-se de modelos analíticos, foi possível verificar que a intensidade de agitação está adequada ao solicitado para o processo, cabendo então a análise do fluxo gerado pelo equipamento para identificar o problema.

Resultados e Conclusões

           Na discretização do domínio fluido, utilizou-se uma malha hexahédrica, com aproximadamente 1.000.000 de elementos, conforme imagem a seguir. Para a solução do problema, foram resolvidos os campos de velocidade, pressão, energia cinética, turbulência, viscosidade, turbulênta.

            Através dos resultados obtidos e representados na figura ao lado, é possível verificar a existência de uma zona isolada próximo ao fundo do cone. O impelidor de alto bombeamento e fluxo axial possivelmente não está suspendendo de maneira eficiente o material particulado (granulos de uréia e MAP) devido à geometria e proximidade do fundo.

           Como o processo em questão envolve partículas de alta granulometria e densidade superiores à do fluido, é provável que estas estão se concentrando no fundo do tanque o que possivelmente está dificultando a dissolução de forma rápida e eficiente.

          Para a minimização do problema, como sugestão de melhoria, pode-se utilizar um impelidor de fundo com fluxo puramente radial, montado próximo ao fundo, de forma que evite a sedimentação (consulte a mixtecPro). Como segunda alternativa, a substituição do tanque por outro modelo de fundo toriesférico ou com menor conicidade.

          Outra forma de confirmação desta análise é a possibilidade de recirculação do fluido de fundo através de uma bomba centrífuga, podendo ser feita de modo intermitente de maneira que o material não se concentre no fundo por muito tempo.

           Reatores que possuem fundo cônico com alta relação de conicidade, podem apresentar dificuldade nas operações de dissolução de sólidos, visto que a inexistência de quebra ondas nesta parte do tanque, cria um fluxo tangencial, o que impossibilita ou dificulta a suspensão do material particulado.     






posted by

Visite nossos Blogs

Blog Image
Fluidodinâmica Computacional - CFD

Agitação e fertilizantes líquidos.

Neste estudo de fluidodinâmica computacional, mostramos os padrões de fluxo gerados em tanques c/ fundo cônico 60° de inclinação, relacionando com os problemas relativos a baixa performance na dissolução de particulas sólidas.

Blog Image
Nível de Agitação

Comparação de métodos e classificação de intensidade

Neste artigo falamos dos meios mais utilizados para se avaliar a intensidade de movimentação do fluido dentro de um reator ou tanque, comparações entre Potência/Volume, Torque/Volume e intensidade de agitação.

Blog Image
Eficiência de Agitação

Correto uso de Chicanas, Baffles ou Quebra ondas

Neste post falamos sobre a importancia do uso do quebra ondas e seu papel no processo de homogeneização de fluidos, suspensão de sólidos e redução da incoporação de ar.

Blog Image
Mecânica & Eficiência

Eficiência em equipamentos de agitação e mistura

Todo equipamento ou sistema possui perdas, neste artigo falamos um pouco sobre os valores de eficiência de cada componente presente nos sistemas de agitação e mistura.